Postal de Roubaix ao Seixal: Golos da Vida
- Bruno Ribeiro Barata
- 24 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
* Artigo publicado no Semanário regional de Setúbal "semmais" distribuído com o Expresso de 24 de fevereiro de 2023.
«O desporto tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas outras coisas fazem. Fala aos jovens numa língua que eles compreendem. O desporto pode criar esperança, onde outrora só havia desespero.» Nelson Mandela, 25 de maio de 2000.
A Fotografia
Para terem uma fotografia panorâmica Roubaix é uma comuna francesa na região norte de Hauts-de-France. Com pouco menos de cem mil habitantes, Roubaix, é a quarta maior comuna da região e um dos centros urbanos da Metrópole Europeia de Lille (MEL).
Roubaix desde a revolução industrial até aos anos 80 foi uma das capitais mundiais da indústria têxtil, com o processo de desindustrialização surgiram vários problemas socioeconómicos provocados pelo elevado desemprego. Para terem uma ideia, nos últimos 20 anos a taxa de desemprego em França andou sempre por volta dos 10%, enquanto em Roubaix a taxa de desemprego foi sempre cerca de 30%. Roubaix tem 43% da população a viver abaixo do limiar da pobreza, sendo uma das cidades mais pobres da França.

O Terreno de Jogo
Neste difícil contexto as políticas sociais ganham uma urgência e importância extrema. Há uns meses visitei Roubaix onde tive a oportunidade de conhecer vários projetos de inovação social na “la Condition Publique”, outrora um armazém de tecidos reabilitado para incubadora de projetos sociais e culturais.
Dos vários projetos que conheci, destaco o “Escolas do Desporto para a Inclusão” criado em 2022, que para além de utilizar o desporto como ferramenta de inclusão – como é geralmente reconhecido –, inclui outras dimensões de abordagem holística.
O projeto trabalha numa escala territorial, particularmente nas zonas onde existem elevadas taxas de jovens (15-29 anos) NEET (not in employment, education or training), em português que não estudam, não trabalham, não frequentam qualquer formação profissional (também chamados de “nem nem”).
A Tática Vitoriosa
Este projeto apresenta uma abordagem holística ao unir o desporto com as outras dimensões da vida destes jovens.
1. Criar um ecossistema local de clubes, associações, atores públicos e empresas privadas, para que o desporto seja um vetor educativo para competências transversais e pessoais (soft skills). A consciencialização que todos são parte do processo de incluir, capacitar e formar jovens, e onde os golos do sucesso pessoal contam mais do que em uma qualquer competição.
2. Ajudar os jovens a estarem conscientes das suas capacidades e competências transversais. A mentoria individualizada e focalizada na formação profissional e/ou entrada no mercado do trabalho permite aos jovens terem um projeto de percurso baseado em resultados.
3: Atuar junto das empresas para que os jovens do projeto sejam incluídos nos processos de recrutamento. Esta estratégia tem tido resultados particularmente interessantes nas contratações da Decathlon, pois a loja e os clientes beneficiam em ter assistentes de loja com conhecimentos em desporto, e no sector bancário, tendo em consideração que o atendimento ao público nas agências bancárias melhora com um atendimento menos formal e com uma linguagem menos intrincada e complexa.
4. A criação de uma equipa de especialistas (mentores) sobre a transferência de competências transversais da prática desportiva para o mundo profissional. O projeto criou a profissão de "Treinador de Inclusão Desportiva" e está a formar estes profissionais em toda a França.
5. O acompanhamento após integração no mercado de trabalho é essencial para assegurar uma transição segura e sólida, nesse sentido o acompanhamento ao jovem é realizado durante um ano após a integração no mercado de trabalho.

Pelo nosso país existem, também, vários projetos muito interessantes. O Seixal Clube 1925 (antigamente Seixal Futebol Clube) - recentemente distinguido com a Bandeira da Ética do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) pelas boas práticas de ética, educação cívica e desportiva - é um exemplo de como associar o desporto com a missão social. Através de parcerias com entidades públicas e do sector social e solidário, nomeadamente com o IEFP (Instituto de Emprego de Formação Profissional) e a APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal) o Seixal Clube 1925 tem possibilitado emprego e estágios a pessoas com deficiência. Sim, é um enorme golaço. Os golos da vida são os que podem mudar o mundo.
Comentários